segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Qual a hora certa de crescer?

"Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora eu sou adulto, parei de agir como criança" I Corintios 13:11

Dai pessoal do blog! Tudo bem com vocês?

Já estava com saudades de vir aqui escrever. Para mim é uma alegria quando um novo texto surgi no meu coração e posso compartilha-lo com vocês.

Bom, tecnicamente já não estou mais de férias. Minhas aulas começariam hoje (06/08), mas devido a greve   nas universidades federais, ganhei mais uma semaninha de folga. \o/\o/ Mas não vamos nos animar muito porque depois vou ter que recuperar. Dai já viu a correria, né? (risos).

Decidi vir aqui hoje falar com 
vocês sobre maturidade. 
Será que existe uma hora 
certa de crescer e amadurecer?  
Decidi vir aqui hoje falar com vocês sobre maturidade. Será que existe uma hora certa de crescer e amadurecer?

Alguns dias atrás, passei por uma situação com um amigo meu que mostrou a minha total falta de maturidade. Sempre soube que apesar da minha idade, não sou uma pessoa completamente madura. Graças a Deus tudo acabou bem com esse meu amigo. Mas comecei a me questionar sobre esse tema.

Alguns estudo indicam que as mulheres amadurecem bem mais rápido que o homem. Mas será que a maturidade esta ligada ao sexo?

Bom, acredito que a maturidade vem com a experiência de vida de cada pessoa. Idade não define o quanto você é maduro ou não. Já vi pessoas muito mais velhas do que eu com atitudes de um adolescente de 13 anos. Em contra-partida, vi jovens com a minha mesma idade (ou até mais jovens), com uma maturidade bem avançada.

As experiências que você adquire ao longo da vida, dizem se você é maduro ou não. Então, podemos definir maturidade como a carga de experiências desenvolvidas e interiorizadas ao longo da vida em todas ou em algumas áreas.

Já vi pessoas dizerem que sou maduro em determinada área, e eu até concordo, me comparando com outras pessoas. Mas quando o tema é relacionamento, por exemplo, sou um bebê praticamente(risos). Isso porque não tenho muitas experiencias ligadas a esse tema.

Quando o apostolo Paulo escreveu aquele versículo que estava no começo do post, ele já havia passado por diversas experiências em sua vida pessoal e espiritual. Com certeza, no começo de sua vida ministerial ele deve ter errado muito, como mostra algumas passagens na Bíblia. Ele já havia sido preço, chicoteado, apedrejado, enganado, e passado por diversas situações de sofrimento. Paulo escreveu ás suas cartas na cadeia, devido a mensagens que ele pregava. Ele usou a maturidade que ele havia adquirido para aconselhar novos apóstolos que estavam surgindo, como Timóteo por exemplo.

Lembre-se, há tempo para tudo
debaixo do céu.
 
Notamos que estamos mais maduro, quando não cometemos mais os mesmos erros cometidos no passado. Quando voltamos a passar por alguma situação ou experiencia do passado no presente, devemos pensar e tomar uma atitude diferente e pensada para o determinado problema, isso mostrara nosso nível da maturidade.

Mas não se preocupe se você ainda é imaturo em algumas áreas da sua vida. Lembre-se, há tempo para tudo debaixo do céu. Não force ou tente ser o que você não é. Na hora certa tudo acontece. Você pode até errar na primeira ou até na segunda vez, mas no final, com certeza, você terá sucesso.


Uma semana abençoada para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário