quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Posso ou não posso beber?

E ai galera, quanto tempo né, voltei...hehee
Deixei o blog um pouco abandonado e até pensei em exclui-lo, acredita? Não estava muito inspirado a escrever nesses dias, e quando estava, usava o Facebook para isso, mas de uns tempos para cá, Deus vem me dado varias palavras, e um dia desses, me fez relembrar do blog. Então cá estou eu novamente...hehee

Bom, vim falar sobre um tema um pouco clichê para nós cristãos que estamos carecas de escutar diversas mensagens sobre o tema, porém, algumas semanas atrás varias pessoas vieram me perguntar ou falar sobre o assunto bebida alcoólica  Será que o cristão pode beber algum tipo de bebida alcoólica ? se não, porque? se sim, porque? Bom, não sou nenhum expert no assunto, mas aquilo que aprendi ao longo dos meus 21 anos de caminhada com Deus quero compartilhar com vocês.

Sou um jovem meio atípico para a minha época, fui criado dentro do contexto da igreja e isso me privou de conhecer algumas coisas que outros jovens da minha idade já experimentaram a anos, uma delas foi a bebida. Muitas pessoas não acreditam quando digo que tenho 21 anos e nunca ingeri nenhum tipo de bebida alcoólica,  serio mesmo! nunca, nunca, nunca. E sabe qual é o melhor, nunca me fez falta. Bebida nunca me chamou a tenção, acho que não é meu fraco. Porém isso é bem diferente na vida de outros jovens.

Os jovens estão começando cada vez mais cedo a experimentar bebidas alcoólicas, e isso também e visto como status na balada ou em sociais particulares. Se você não empina uma garrafa inteira de Vodka em uma festa, você não é bem visto pelos demais. Ser bêbado não é mais questão de vergonha, mas sim algo buscado pelos jovens nas festas, que se gabam no dia seguinte por ter conseguido tal feito.

Muitos dos meus amigos não cristãos vem me perguntar se a minha religião permite beber ou não. hehee. Eu acho muito engraçado a maneira que eles falam, mas isso gera realmente muitas duvidas nas pessoas, porque algumas igrejas dizem isso, aquilo, e acaba não esclarecendo nada. Pois bem, minha religião talvés sim não permita beber, mas não gosto de falar muito de religião. Acho que a religião um conjunto de regras que querem fazer nos ligar a Deus, mas com o passar dos anos, vemos que isso acabou não dando muito certo, né? Ao invés de falar de religião, vamos falar de relacionamento? Isso é um outro assunto que quero abordar aqui, mas vamos adiantar um pouco. Quando se esta em um relacionamento, você deve minimamente conhecer os gostos e desejos da pessoa que esta se relacionando, certo? Isso também se aplica a Deus. Eu não me ligo a Deus através da religião, mas através do relacionamento que tenho com Ele. E para preservar esse relacionamento, tenho que abrir não de diversas coisas que desagradam o meu noivo, no caso, Jesus.

A bíblia nos adverte em varias partes sobre o risco que as bebidas alcoólicas podem causar ao ser humano. O mais claro delas esta em Provérbios 23: 29-35

De quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos?
Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada.
Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente!
No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora.
Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas.
Você será como quem dorme no meio do mar, como quem se deita no alto das cordas do mastro.
E dirá: "Espancaram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, mas nem percebi! Quando acordarei para que possa beber mais uma vez? " 
Provérbios 23:29-35


Se você já ficou benado deve ter  se identificado com algumas partes deste texto...hehee. Bom, mas se você   conhece um pouco mais da bíblia  você deve estar dizendo que o pecado não é beber, mas sim se embriagar, ou seja ficar bêbado, certo? Certo, maaaaasss, a bíblia também nos afirma que nossa carne é fraca e que devemos fugir de toda a aparência do mal. Então, para que vou beber se corro o risco de ficar bêbado e pecar? Desculpa, mas parece burrice isso.

Mas você também pode estar pensando:
- Jesus também bebia vinho.
Certo, bebia, mas em nenhum momento você vê Ele bêbado. Mas estão porque Jesus bebia?
Nós moramos em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza... hehee e conhecemos vários tipos de frutas na qual podemos fazer todo tipo de sucos, coquetéis ( não alcoólicos)  e outras coisas, sem falar nas diversas marcas de refrigerantes que temos disponíveis e também diversas marcas de águas minerais de diversas qualidades e preços, mas no tempo de Jesus não era assim. O vinho era uma das poucas bebidas que eles conheciam alem da água. O vinho, aliais, era visto como sinal de status e respeito. Se uma pessoa chegasse na sua casa e não oferecesse vinho, era considerada uma falta de respeito. Por isso a bíblia fala que beber vinho é permitido, mas não alem da conta, pois isso pode trazer diversas consequências

Acredito se a bíblia fosse escrita no nosso contexto, só o fato de beber já seria considerado pecado, quem sabe. Bom, então a resposta da pergunta do porque eu não bebo, é porque isso dessagrada o meu Deus, na qual me relaciono.

Se um dia, por questões EXTREMAS você precisar degustar algum tipo de bebida alcoólica e sobre hipótese nenhuma não puder recusar, beba se culpa. Mas isso só em situações EXTREMAS. Sempre quando alguém te oferecer algum tipo de bebida alcoólica simplesmente recuse.

Também a o caso de pessoas que bebem porque dependem dela para ter certas atitudes, como se soltar ou chegar em uma menina ou rapaz. Bom, porque você precisa de bebida para se soltar? Sera que isso é normal?  Esse é outro caso que denuncia uma dependência, o que é algo mais grave.

Se você bebe porque é tímido ou porque não consegue tomar certas atitudes se não beber, ou tem medo de não ser aceito pelos seus amigos, PARE! Você não precisa de bebida para ser feliz, e também não precisa dela para ser aceito.Se seus amigos zombarem de você só porque você não bebe, eles são tudo, menos seus amigos. Você não precisa de bebidas para se divertir, não precisa encher a cara para ter historias para contar. Viva a vida de cara limpa, consciente de que você é feliz e não depende de nada e nem de ninguém para que isso aconteça.

Bom, sem você olhou para esse texto e desanimou com o tamanho...hehe esse vídeo resume um pouco das ideias aqui apresentadas. Mas queria muito mesmo que você lês-se. E você que já leu, o vídeo só vai complementar a ideia.



Mas uma vez espero ter ajudado e esclarecido você. Qualquer duvida estou a disposição para ajudar. Meu face esta ali em baixo.

Abraço e Deus abençoe!

Facebook: http://www.facebook.com/igor.coutinhoribeiro

Um comentário: