sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Darwinismo às avessas


Homo habilis, erectos, de Neandertal, sapiens. As teorias evolucionistas dizem que o homem é resultado de uma lenta transformação. Todos os seres vivos vieram de espécies mais simples, que no decorrer dos séculos foram evoluindo para seres mais complexos. Teve grandes mentores, dentre eles o pesquisador Charles Darwin, que ganhou destaque com a sua obra prima “A Origem das Espécies”, que foi resultado de anos de pesquisas e anotações.
Na cadeia evolutiva, temos a mesma raiz dos primatas que, segundo essas teorias, são nossas ancestrais mais primitivas, mais simples. Com o decorrer dos séculos e com a necessidade maior de buscar alimentos e de sobrevivência, nosso corpo e raciocínio foi passando por diversas transformações. Desenvolvemos a capacidade de caminhar em duas patas, de fabricar instrumentos de caça e de sobrevivência, descobrimos o fogo, dentre outras conquistas. Nossa mente e corpo foram evoluindo até chegarmos o que somos hoje. Seres desenvolvidos.  

Quinta–Feira 9 de fevereiro de 2012, 6h da manha. Uma moradora de rua é brutalmente espancada por 3 jovens no bairro do Leblon no Rio de Janeiro sobre a suspeita de ter quebrado o espelho retrovisor do carro de um dos jovens. Outra moradora, que tinha um bebe no colo, conseguiu escapar, a outra, não teve a mesma sorte. A moradora de rua foi agredida com socos e pontapés. Os agressores foram para 14º DP do bairro Leblon e vão responder em liberdade por lesão corporal. A moradora de rua foi encaminhada para o Hospital Miguel Couto e foi submetida a exame de corpo de delito.
Outro caso bastante chocante aconteceu na Bahia. Vitor Soarez Cunha (21) teve 15 ossos do rosto fraturado após tentar defender um morador de rua que estava sendo agredido por cinco jovens. Segundo depoimentos dos agressores, um dos pais destes passaria pelo local logo pela manha, então eles resolveram tirar o morador de rua do caminho. Vitor recebeu alta e passa bem. Os agressores estão presos.

Logo que vi esses dois casos na mídia, um perto do outro, comecei a me perguntar se estamos realmente evoluindo ou voltando ás nossas mais primitivas origens. Sou criacionista cristão, acredito que fomos criados por Deus, a sua imagem e semelhança. Mas não quero falar disso aqui nesse post, mas sim, levar vocês a refletir o porquê que muitos de nós, chamados seres racionais, temos atitudes tão depravantes com nossos semelhantes como nesses dois casos e em outros que, com certeza, os leitores devem lembrar.
Acredito que isso é uma conseguência de acharmos que podemos decidir nossa vida sozinha, sem nenhum limite. O ser humano precisa de limites.Imagina se todo mundo vai fazer o que der vontade, o que der “na telha”. Precisamos temer algo, saber que nossos atos terão consequências. Cada vez mais vemos crianças que são criadas sem limites, sem disciplina. Quando estava acompanhando o caso lá da Bahia, vi um dos agressores indo para a delegacia com um ar de deboche, como se tivesse certeza de que nada iria acontecer com ele e nem com seus amigos. O que meu caro leitor, no Brasil, não deixa de ser verdade.

O rei Salomão, filho do Rei Davi, admirado por todos pela sua grande inteligência e sabedoria, disse em seu livro de Provérbios que o temor há Deus é o principio da sabedoria. Ser sábio significa ter limites, saber pensar, saber as consequências dos seus atos, saber respeitar o outro por quem quer que seja. Que você, meu querido leitor, venha a ser realmente sábio em suas atitudes. Sempre saiba que todo que você fizer vai ter uma conseguência, uma ora ou outra. Que esses casos te levem a refletir para onde estamos caminhando, assim como me fizeram refletir também.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário