domingo, 18 de setembro de 2011

A GERAÇÃO DE NAAMÃ

E natural do ser humano buscar a aprovação e admiração daqueles que o cercam; mas para isso, ele foi capaz de usar varias alternativas, muitas vezes não muito legais, para alcançar a admiração que ele acha que deve ter. Acompanhe nesse texto a vida de Naamã e descubra até aonde a historia dele se confunde com a sua. 


E ai pessoal do blog, tudo bem com vocês?

Agradeço a Deus por me permitir mais uma vez a falar ao seu coração. Acredito que esse blog esta cumprindo seu objetivo que é de edificar sua vida através das palavras que ele coloca em meu coração.
Nesses dias, o Senhor tem me falado muito sobre a historia de Naamã. Você que costuma ler a bíblia e tem um convívio maior na igreja, já deve ter ouvido falar nesse personagem bíblico. Mas hoje, te convido a mais um vez abrir sua bíblia em 2 Reis 5 e também seu coração para aquilo que o Senhor queira falar contigo.

Naamã era o comandante do exercito da Síria, muito estimado e admirado pelas pessoas que o conheciam. Era tratado como um herói na rua; podemos disser que ele era uma celebridade de sua época. Porém Naamã tinha algo que o fazia sofrer muito, algo que não aparecia para os demais, Naamã sofria de lepra.(2Reis 5:1)
A lepra, naquela época, era uma doença muito grave pois não tinha cura, e as pessoas que a possuíam tinham que ficar separadas das demais, pois eram consideradas impuras.
Imagine essa cena: Naamã, admirado e idolatrado por todos, chegava em casa, tirava sua armadura cheia de pompa e esplendor , se olhava no espelho e via sua pele completamente manchada, caída em pedaços. Um comandante que já havia enfrentado vários exércitos, enfrentados vários inimigos, agora perdia a maior batalha de sua vida.

Em nossa sociedade, podemos identificar varios Naamãs, que são vistos por todos, tem boa fama para os demais, são admirados como bons profissionais, bons amigos, talentosos, bonitos, conquistadores; porém não passam de leprosos espirituais, que tem sua alma e espirito caída em pedaços todos os dias.

As vezes paro para refletir sobre a vida de muitos jovens que eu conheci, os famosos populares na escola, aqueles que as meninas sempre dão mole, são rodeados de "amigos" e possuem fama de pegador e bonitão. Meninas também que são ditas bonitas, populares, gostosas, que todos os meninos sonham em namorar um dia, paro para analizar a vida deles e vejo o quanto são necessitados de carinho e de um verdadeiro amor. São na verdade pessoas carentes de afeto e atenção, que montam um personagem, uma armadura brilhante vista pelos demais, mas quando chegam em casa e ficam sozinhos, são pessoas vazias que precisam contar mentiras, beber, fazer de conta para esconder aquilo que realmente são: carentes e de baixa auto-estima.

Quero compartilhar com vocês algumas armaduras que muitos de nos temos. Vestimos elas todos os dias, para tentar esconder dos demais o nosso verdadeiro eu, quem realmente somos. Vamos a elas?

Armadura dos Relacionamentos: Nos podemos ver um exemplo dessa armadura na historia da mulher samaritana em João 4:16-18. Essa mulher já havia tido vários relacionamentos, vários maridos e agora se tornara amante de alguém que não há pertencia. Na verdade, aquele mulher tentava esconder em seus relacionamentos uma carência afetiva muito grande, buscava o amor, alguém que pudesse satisfaze-la afetivamente, então se relacionava com varias pessoas. Isso é muito comum dentre os jovens nos dias de hoje. Em uma balada ficam com um e com outro, e são admirados pelas outros que os veem. Mas na verdade são jovens carentes de atenção e afeto, mas, tentando esconder isso, ficam, beijam, transam, e voltam para casa sozinhos e totalmente usados e vazios, emprestando seu corpo, que é o templo do espirito, para a todo o tipo de paixões. Talvez até voltem acompanhados, mas quando acordam pela manha, veem que aquele(a) que esta a seu lado, na verdade não é nada para ele(a). Porém, para os outros ele(a) é um máximo, "o cara", "a gostosona", mas na verdade não passa de alguém carente e perdido em seus próprios pecados.

Armadura da Vaidade: Hoje não é raro nos vemos pessoas procurando centros de beleza, clinicas de cirurgias plasticas para melhorar sua aparência. Mas isso tem servido para muitas pessoas esconderem o que na verdade não é um defeito físico, mas um defeito em suas almas. É muito comum, no meio artístico principalmente, mulheres que já fizerem milhares e milhares de cirurgia estéticas, colocaram silicones enormes, fizeram varias lipoaspirações em vários lugares e nunca estão satisfeitas com o resultados. Homens que são sarados, vivem em academias, mas sempre querem mais, e acabam usando até de substancias ilícitas para alcançar o que eles chamam de "corpo perfeito". Porém elas(es) nunca vão chegar nessa esperada perfeição, pois o problema não esta no tamanho dos seios, na barriga sarada, nos músculos de aço, o tamanho do glúteo ou nas coxas, o problema esta em seus corações. Em Provérbios 15:13,  Salomão diz que um coração alegre, formoseia o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida. O segredo de beleza não é ir ao salão todos os dias, ou passar dias internado em um em uma clinica de estética, mas é alegrar seu coração. Essas pessoas na verdade são abatidas, carentes, depressivas, tentando a todo o custo buscas a aceitação dos demais, porém estão podres por dentro.

Armadura da Religiosidade: Em Mateus 23:27-28 Jesus comparou os mestres das leias e fariseus com sepulcros que era pintados e bonitos por fora, mas por dentro tinham a carne podre, ossos velhos e odor fétido. Os fariseus eram pessoas entendidas das leis de sua religião, viviam no templo orando e buscando a Deus, faziam todos os sacrifícios que era pedido na leis e tinham fama de serem mais santos que os demais, porém, foram repreendidos por Jesus, que mostrou ao povo quem realmente eles eram: hipócritas. Dentro de nossas igrejas, temos vários lideres e pastores que se escondem atrás do seu ministério e de uma falsa aparência de santidade, mas na verdade não são nada diante de Deus. Falam em linguás, cantam muito bem, tocam divinamente, são elogiados no final das ministrações, mas não vivem o que cantam ou pregam. Depois que o microfone é desligado, o violão volta para capa, as baquetas são guardadas, as pessoas vivem uma vida completamente transtornada e perturbada, não conseguindo viver aquilo que ele(a) mesmo prega. Vivem uma religião, vivem regras, doutrinas, mas não vivem o amor de Deus, e se tornam pessoas vazias, ocas por dentro. lembre-se: A letra mata mas é o espirito de Deus que vivifica.(2 Coríntios 3:6) O que vai dar vida a sua pregação ou sua ministração de louvor, é o Espírito Santo; do contrario, suas palavras ou canções ficam vazias e religiosas.

Essas são, dentre tantas outras, armaduras que as pessoas vestem para parecerem bonitas, populares ou santas diante dos outros, mas Deus sabe quem realmente nos somos, a realidade do nosso ser. Qual a armadura que você veste? E como pode se livrar dela?
Naamã seguiu o conselho da escreva de sua esposa, e foi procurar o profeta Eliseu que o mandou lavar no rio Jordão, um rio poluído e mal cheiroso que havia naquela região. Imagina vocês, um oficial do exército tendo que se lavar em uma água fedida como era daquele rio. É minha gente, o pop star da Síria teve que deixar de lado sua armadura e se humilhar, dar a cara para bater, mas ele foi curado de sua lepra e testemunhou o que o Senhor havia feito em sua vida(2Reis 5:2-19). O primeiro passo da sua felicidade é se humilhar, dar a cara pra bater mesmo, não tenha medo! Pessoas vão se afastar de ti, mas pense que não vale a pena cultivar certas amizades que só vão te levar para o "fundo do poço". Você já se submeteu a tanta coisa para ser feliz, sera que fazer mais esta não valeria a pena? Cumpra a vontade de Deus para sua vida., deixe a armadura de lado, e de um biquinho no rio Jordão...rsrs E saia completamente diferente de como você entrou.

Espero que o Senhor tenha ministrado ao seu coração, como ministrou no meu também.
Esteja pronto para a vontade de Deus.
Abraço!

Escrito por Igor Ribeiro 

Um comentário:

  1. rapaíz eu nÂo sei..sim á vída é isto que hojé vivemos ou sim temos outra posibilidade de viver aínda melhor?á biblía diz que um novo em que vamos morar..nÂo haverá dor,pranto,nem clamor.revelaçÂo 21:3-4.diz o seguinte..vejá depoís me deê seu comentário

    ResponderExcluir