quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

S.O.P.A e pirataria. Quem são os verdadeiros culpados?

Nestes últimos dias temos acompanhado uma serie de protestos e invasões a sites contra um projeto de lei americano chamado de S.O.P.A ( Stop Online Paracy Act ). O projeto criado por Lamar Smith prevê punição a sites que violem dos diretos autorais publicando filmes, musicas e conteúdo falsificado. Os defensores do projeto dizem que a pirataria na internet já gerou milhões de desempregos e percas de bilhões de dólares ao pais. O autor do projeto compara a pirataria na internet a um assalto em uma loja, dizendo que pessoas que consomem produto ilegal na internet e roubar uma loja não ha diferença nenhuma.

Já os opositores dizem que o projeto de lei coloca a liberdade da internet em risco, alem de ser uma forma de censurar conteúdo. Sites como Wikipédia, Google, Yahoo e outros gigantes da internet já manifestaram em suas paginas o repudio a esse projeto de lei, o que prejudicaria e muito o conteúdo publicado nos mesmos.  A Wikipédia teve a sua pagina na versão inglesa bloqueada pelo governo norte-americano nessa ultima semana, alegando que o site viola os direitos autorais. Porém o proibição foi derrubada e a versão de linguá inglesa dos artigos voltou ao ar normalmente. O site Megaupload, maior servidor de download da internet, teve sua página fechada pelo FBI e seu criador preso por violação de direitos autorais.

Eu como blogueiro e internauta assíduo, sou contra esse projeto de lei, pois acredito que ele viola a liberdade desse poderoso meio de comunicação chamado internet . Porém também sou contra a todo tipo de pirataria, acho um desrespeito aos milhares de compositores, artistas, criadores e empresas sérias que tem seus trabalhos prejudicados pela pirataria.Alem de que, a pirataria financia muitos crimes como trafico de drogas por exemplo.

Jesus nos ensinou que devemos "dar a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus".  Cezar aqui representa o governo, os impostos que todos nós devemos pagar para manter o pais. Quando eu consumo produto pirata eu estou sonegando vários impostos, prejudicando assim vários setores do pais como a saúde e a educação que se mantem com o dinheiro de impostos. Muitos de nós reclamam da super-lotação dos hospitais, da falta de qualidade do ensino publico do nosso pais, porém não pensa que quando eu consumo produto pirata eu estou colaborando com tudo isso e me igualando aos políticos corruptos que tanto criticamos .

Mas o governo já se perguntou o porque que uma grande parte das pessoas recorrem a internet ou consomem produtos piratas? Os produtos originais em nosso pais são de um custo muito elevado, não podendo ser consumidos por grande parte da população. Eu não culpo as gravadoras e nem os artistas por isso, mas sim, o governo que cobra taxas de impostos muito elevadas para cada produção, fazendo o preço final ficar muito elevado. Se o governo quiser realmente combater a pirataria, deveria diminuir os autos preços dos impostos sobre os produtos, e assim promover um isentivo a cultura e ao consumo de produtos originais.
A internet popularizou a cultura, dando acesso a conteúdos que de outra forma as pessoas não teriam acesso. Quem já não aprendeu lendo algum artigo da Wikipedia? Ou quem nunca se divertiu e aprendeu vendo algum vídeo e filme online? Ou relaxou escutando alguma musica, enriquecendo seu nível cultural?

É indiscutível que a internet deu voz e vez a grande massa da população mundial, fazendo expandir os horizontes do conhecimento de um povo que vivia alienado no seu mundinho. A primavera árabe e as manifestações vindas da internet são prova disso.Não sei se o governo gosta muito desse ideia, mas acredito que eles mesmos deram vasão a isso. Se temos algum culpado, com certeza, não é a internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário